Encontre o advogado e a área de especialização/trabalho que procura:

A RAMIREZ ADVOGADOS disponibiliza aos seus clientes o acesso a uma equipa jurídica pluridisciplinar de profissionais forenses experientes nas diversas áreas jurídicas.

R&A > Equipa > Advogados > Manuel Ramirez Fernandes

Cédula Profissional: nº 9270L

Licenciado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa em 1989. Pós-graduado em Estudos Europeus pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) em 1990. Exerce a Advocacia desde a sua inscrição definitiva no Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados em Agosto de 1991. Foi responsável pala área jurídica e de recursos humanos de grupo empresarial de 1990 a 1999 e Secretário-geral de associação empresarial e patronal da área editorial livreira de 2000 a 2001. Desde 2001 que exerce a advocacia de forma liberal a tempo inteiro. Consultor e assessor jurídico nas áreas laboral e societária. Desde Março de 2006 que lhe foi atribuído o título de Advogado Especialista em Direito do Trabalho pela Ordem dos Advogados. Membro de júris de avaliação e agregação de Advogados-Estagiários desde 2006 e Advogado formador no Centro de Estágio do Conselho Distrital de Lisboa nas áreas de Deontologia Profissional e Práticas Processuais Laborais desde 2007. Em 2014 pertenceu a júri das provas orais do 31º Curso de Formação de Magistrados. Orientador de mestrados na área do Direito do Trabalho no ISCTE – Instituto Universitário. Autor de diversos estudos e obras publicadas nas áreas laboral, societária e propriedade intelectual. Sócio fundador, em 2003, da MMM & Associados, sociedade de advogados, atualmente RAMIREZ & ASSOCIADOS, onde exerce a sua atividade profissional.

Autor do livro "Súmulas de Deontologia Profissional do Advogado", publicado pela Editora Quid Juris Sociedade Editora Lda, 2016.

Autor de diversos estudos nas área do Direito do Trabalho e do Direito Societário apresentados em acções de formação, conferências e seminários organizados pela NPF – Formação e IFE - International Faculty for Executives.

Coordenador e co-autor do livro "Sociedades por Quotas – Guia Prático para Gerentes", publicado pela Editora VERLAG DASHOFER, Lda, 2000.

Autor do artigo "Projecto de decreto-lei de transposição da directiva europeia relativa à harmonização de certos aspectos do direito de autor e dos direitos conexos na sociedade da informação – Comentário e proposta de alterações", in Revista "Temas de Propriedade Intelectual" nºs 8 a 10 – Ano 2002, da Associação Portuguesa para o Estudo da Propriedade Intelectual.

Autor de textos de apoio aos cursos de formação em Práticas Processuais Laborais e Deontologia Profissional Forense do Centro de Estágio do Conselho Distrital de Lisboa da O.A..

Autor de livro intitulado "O Contrato de Trabalho – Uma abordagem prática", publicado pela Editora INDICATOR em 2007 (ISBN 978-972-99833-2-0, depósito legal n.º 266989/07).

Autor de estudo publicado no site do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados e apresentado em conferências decorridas nas instalações das Delegações do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, relativo à "Terceira Alteração ao Código do Trabalho" (Dezembro de 2012).